terça-feira, 29 de maio de 2012

O medo e a viagem do Descobrimento


O jornalista Eduardo Bueno fez grande sucesso com essa obra sobre os primórdios da história do brasil. Na verdade, uma obra sobre as características do Estado português no início da época moderna, quando do iniciou-se o processo de expansão marítima e que ainda trata da chegada lusitana ao brasil. Parte do sucesso do livro deveu-se ao momento de seu lançamento, quando nos aproximava-mos das comemorações dos 500 anos do "descobrimento" do brasil, fato que fez com que a imprensa desse maior destaque a todos os eventos relacionados às comemorações. Por outro lado, grande parte do sucesso deveu-se a abordagem e a linguagem utilizadas pelo autor. Sem se preocupar em fazer uma análise socioeconômica desse período histórico, o autor traça um perfil dos principais líderes da expansão e de que maneira foram, influenciados pelos diversos interesses que estavam em jogo; descrevendo em certos casos aspectos pitorescos ou curiosos sobre diversas situações. É interessante a visão do cotidiano que existe na obra, bastante simples, sem o rebuscamento intelectual que predomina neste tipo de análise, normalmente inteligível para um minoria.
A linguagem jornalística ao mesmo tempo que foge do academicismo e do rebuscamento, atrai e prende um grande número de leitores, para uma obra de história. A narrativa flui com grande facilidade, fazendo com que o leitor pretenda constantemente "devorar" as páginas seguintes, que abordam assuntos como a "Escola de Sagres", os Templários, o medo do desconhecido em relação ao mar, envolto no misticismo que demonstra uma das características da cultura medieval, misturando-se com as novas visões de mundo que marcam o início da modernidade.

A vida de Dom Isaac Abravanel




Dom
 Isaac ben Judah ou Yitzchak ben Yehuda Abravanel (hebraico: יצחק בן יהודה אברבנאל; Lisboa1437 - Veneza1508) foi um estadista,filósofo, , comentador da Bíblia e financista judeu português. Em várias obras ele é referido apenas pelo seu apelido, que por vezes surge como Abravanel, Abarbanel, ou Abrabanel. Muitos estudiosos da Torá e do Talmude referem-se a ele simplesmente como "O Abarbanel".
Nasceu em Lisboa, em 1437, e viveu vários anos na cidade de Queluz. Faleceu em Veneza em 1508 e foi enterrado em Pádua.
A família Abravanel é uma das mais antigas e distintas famílias judaicas sefarditas, cuja ascendência directa tem origem no Rei David bíblico. Membros desta família viveram em Sevilha, onde viveu o seu representante mais velho, Judá Abravanel.
No Brasil há uma pessoa de grande relevo descendente de Isaac Abravanel: o também judeu Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, um dos mais importantes ícones da cultura brasileira e o mais longevo apresentador de programas de televisão do país.

Silvo Santos falando sobre suas origens


Quem somos nós !


Cecília Da Silva
Tenho 16 anos, sou alta e morena. Minha principal qualidade é ser uma pessoa feliz dependente de qualquer momento e meu principal defeito é ser tímida demais.

Daniela Soares
Tenho 14 anos, sou baixa e branca. Meu principal defeito é sonsa e minha principal qualidade é compreensiva.

Karolaine Domingos
Tenho 14 anos, sou baixa e parda. Minha principal qualidade é ser amiga e meu principal defeito é ser às vezes falar sem pensar.

Tatiana Alves
Tenho 15 anos, sou alta e morena. Meu principal defeito é ser irritante e minha principal qualidade é ser sincera.